Situação de aprendizagem
Pausa (Moacyr Scliar)
"Às sete horas o despertador tocou. Samuel saltou da cama,
correu para o banheiro, fez a barba e lavouse. Vestiuse rapidamente
e sem ruído. Estava na cozinha, preparando sanduíches, quando a
mulher apareceu, bocejando:
—Vai sair de novo, Samuel?
Fez que sim com a cabeça. Embora jovem, tinha a fronte
calva; mas as sobrancelhas eram espessas, a barba, embora recém
feita, deixava ainda no rosto uma sombra azulada. O conjunto era
uma máscara escura.
— Todos os domingos tu sais cedo — observou a mulher
com azedume na voz.
— Temos muito trabalho no escritório — disse o marido,
secamente.
Ela olhou os sanduíches:
—Por que não vens almoçar?
— Já te disse: muito trabalho. Não há tempo. Levo um
lanche.
A mulher coçava a axila esquerda. Antes que voltasse à
carga, Samuel pegou o chapéu:
—Volto de noite.
As ruas ainda estavam úmidas de cerração. Samuel tirou o
carro da garagem. Guiava vagarosamente, ao longo do cais, olhando os
guindastes,as barcaças atracadas.
Estacionou o carro numa travessa quieta. Com o pacote de
sanduíches debaixo do braço, caminhou apressadamente duas quadras.
Deteve-se ao chegar a um hotel pequeno e sujo. Olhou para os lados e
entrou furtivamente. Bateu com as chaves do carro no balcão,acordando
um homenzinho que dormia sentado numa poltrona rasgada. Era o
gerente. Esfregando os olhos,pôs se de pé.
—Ah! Seu Isidoro! Chegou mais cedo hoje. Friozinho bom este,
não é?A gente...
—Estou compressa,seu Raul!—atalhou Samuel.
— Está bem, não vou atrapalhar. O de sempre. — Estendeu a
chave.
Samuel subiu quatro lanços de uma escada vacilante.
Ao chegar ao último andar, duas mulheres gordas, de chambre
floreado,olharam-no com curiosidade:
—Aqui,meu bem!—uma gritou, e riu: um cacarejo curto.
Ofegante, Samuel entrou no quarto e fechou a porta à chave.
Era um aposento pequeno: uma cama de casal, um guarda-roupa de
pinho; a um canto, uma bacia cheia d'água, sobre um tripé. Samuel
correu as cortinas esfarrapadas, tirou do bolso um despertador de
viagem,deu corda e colocou-o na mesinha de cabeceira.
Puxou a colcha e examinou os lençóis com o cenho franzido;
com um suspiro,tirou-o casaco e os sapatos,afrouxou a gravata. Sentado
na cama, comeu vorazmente quatro sanduíches. Limpou os dedos no
papel de embrulho,deitou-se e fechou os olhos.
Dormir.
Em pouco,dormia. Lá em baixo,a cidade começava a mover-se:
os automóveis buzinando,os jornaleiros gritando,os sons longínquos.
Um raio de sol filtrou-se pela cortina, estampou um círculo
luminoso no chão carcomido.
Samuel dormia;sonhava. Nu, corria por uma planície imensa,
perseguido por índio montado a cavalo. No quarto abafado ressoava o
galope. No planalto da testa, nas colinas do ventre, no vale entre as
pernas, corriam.
Samuel mexia-se e resmungava.Às duas e meia da tarde sentiu
uma dor lancinante nas costas. Sentou-se na cama, os olhos
esbugalhados: o índio acabava de trespassá-lo com a lança. Esvaindo-se
em sangue, molhado de suor, Samuel tombou lentamente; ouviu o apito
soturno de um vapor.Depois,silêncio.
Às sete horas o despertador tocou. Samuel saltou da cama,
correu para a bacia, lavou-se. Vestiu-se rapidamente e saiu.
Sentado numa poltrona,o gerente lia uma revista.
—Já vai,seu Isidoro?
— Já — disse Samuel, entregando a chave. Pagou, conferiu o
troco em silêncio.
—Até domingo que vem,seu Isidoro—disseo gerente.
—Não sei se virei—respondeu Samuel, olhando pela porta; a
noite caía.
— O senhor diz isto, mas volta sempre — observou o homem,
rindo. Samuel saiu.
Ao longo do cais, guiava lentamente. Parou, um instante, ficou
olhando os guindastes recortados contra o céu avermelhado. Depois,
seguiu.Para casa."
SCLIAR, Moacyr.In:BOSI,Alfredo.Oconto brasileiro contemporâneo.
SãoPaulo: Cutrix,1997
- Público alvo: 8ª série / 9º ano
- Tempo previsto: 4 aulas
- Objetivos: reconhecer o o gênero textual (conto) e as partes que o compõe; explorar a leitura em suas diversas formas, de modo compreender o texto.
- Conteúdo: gênero conto, características do conto; o adjetivo como elemento descritivo
- Competências e habilidades: reconhecer o elementos da narrativa presente no conto; abordas os elementos descritivos do texto, traçar as características das personagens do textos por meio da adjetivação;
- Estratégias: leitura individual e coletiva do conto, atividades de interpretação oral e escrita e socialização das repostas.
- Recursos: internet, material impresso
- Avaliação: participação na socialização das respostas, participação na leitura
Levantar hipóteses sobre o título:
Qual é o significado da palavra “pausa”?
Que tipos de pausa você conhece?
O que pode-se esperar do texto?Observar as imagens, se houver.
Recuperação do contexto de produção
- Conversar sobre o autor e sua biografia (breve)- caracterizar o gênero – tempo- elementos da narrativa
- Leitura individual (ou a mais adequada)
- leitura compartilhada, dramatizada, com ou sem interferências
- questões sobre o entendimento do texto- observações sobre os advérbios adjetivos marcas linguísticas
- relações de intertextualidade como texto “No aeroporto”
- intertextualizar como texto “Herança”, que fala sobre o uso da vírgula como pausa e a mudança de sentido da frase.
Para completar os materiais a serem utilizados em aula, pode-se consultar outros materiais que estão disponíveis na internet:
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