segunda-feira, 17 de junho de 2013



Situação de Aprendizagem


MEU PRIMEIRO BEIJO - Antonio Barreto -

Público-Alvo: 7º ano– 6ª série

Sugestão de números de aula: 04

Objetivos: Desenvolver as habilidades e competências leitora e escrita dos alunos.

Estratégias:                                                                                                                                    -Antes da leitura do texto: Levantar hipóteses sobre o texto que vai ler, com base no título, gênero e conhecimentos prévios necessários à compreensão do texto.

-Leitura silenciosa: Maneira habitual de leitura na vida cotidiana, num primeiro momento.

-Leitura Oral: Proporcionar oportunidades de desenvolvimento das habilidades de ouvir com atenção, compreensão e de uma leitura fluente.

-Interpretação Oral: Previsões e hipóteses a respeito do texto, levantadas pelos alunos antes da leitura, são submetidas à confirmação ou à reformulação de forma coletiva.

- Interpretação Escrita: Levar o aluno a aprofundar, individualmente, a compreensão do texto, refletindo em busca da resposta.

-Discussão das respostas: Oferecer oportunidade para que os alunos desenvolvam as habilidades de argumentação, justificando e defendendo seu ponto de vista, ou alterando-o, quando convencidos pela argumentação dos colegas ou professor.

Competências e Habilidades: Ler por prazer e para aprender. Ler para escreve e compreender. Ler para produzir e recriar.

Recursos Utilizados: Texto Meu Primeiro Beijo de Antonio Barreto, outros textos, imagens de revistas para a produção do mural e músicas sobre o tema.

Avaliação: Participação dos debates e criatividade da produção do mural.


·         Leitura individual.

·         A seguir (levantamento de hipóteses).

·         O que o título sugere?

·         Por que você acha que o personagem recebia apelidos diferentes?

·         Para entendimento global do texto é necessário ter conhecimentos de palavras de outras áreas do conhecimento?

·         Qual a possível idade dos personagens?

·         “Até que foi legal”. Aparece no primeiro parágrafo. O sentimento se mantém até o final do texto? Explique.

·         O que ela quis dizer com “coisas de mulher”.

·         Por que ela resolveu aceitar o convite?

·         O que há de incomum na abordagem que o garoto faz para conquistá-la?

·         Transcreva do texto a passagem em que as emoções da personagem é descrita.

·         Que palavra do último parágrafo revela que a emoção do primeiro beijo acabou?


ESTRUTURA TEXTUAL (Estudo da Língua e da Linguagem)


·         Quais elementos da narrativa estão presentes?

·         Quais palavras são utilizadas  para retomar o personagem ” Cultura Inútil”, assim evitar a repetição de termos?

·         Qual a importância do uso do PRETÉRITO IMPERFEITO nas descrições do fato?

·         Há uma personificação no último parágrafo. ( Personificação – atribuir características humanas a seres inanimados).Transcreva-a.

·         Como é a passagem do tempo no último parágrafo. Explique.

·         Em grupos, transpor o texto para uma linguagem não verbal, utilizando recortes e colagem. ( Montagem de um mural ).

·         Que música sugeriria para o momento do primeiro beijo?

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário