Situação de Aprendizagem
MEU
PRIMEIRO BEIJO - Antonio Barreto -
Público-Alvo: 7º ano– 6ª série
Sugestão de números de aula: 04
Objetivos: Desenvolver as habilidades e competências
leitora e escrita dos alunos.
Estratégias: -Antes da leitura do texto: Levantar hipóteses
sobre o texto que vai ler, com base no título, gênero e conhecimentos prévios necessários
à compreensão do texto.
-Leitura silenciosa: Maneira
habitual de leitura na vida cotidiana, num primeiro momento.
-Leitura Oral: Proporcionar
oportunidades de desenvolvimento das habilidades de ouvir com atenção,
compreensão e de uma leitura fluente.
-Interpretação Oral: Previsões e hipóteses
a respeito do texto, levantadas pelos alunos antes da leitura, são submetidas à
confirmação ou à reformulação de forma coletiva.
- Interpretação Escrita: Levar o
aluno a aprofundar, individualmente, a compreensão do texto, refletindo em
busca da resposta.
-Discussão das respostas:
Oferecer oportunidade para que os alunos desenvolvam as habilidades de argumentação,
justificando e defendendo seu ponto de vista, ou alterando-o, quando
convencidos pela argumentação dos colegas ou professor.
Competências e Habilidades: Ler por prazer e para aprender.
Ler para escreve e compreender. Ler para produzir e recriar.
Recursos Utilizados: Texto Meu Primeiro Beijo de
Antonio Barreto, outros textos, imagens de revistas para a produção do mural e
músicas sobre o tema.
Avaliação: Participação dos debates e
criatividade da produção do mural.
·
Leitura individual.
·
A seguir (levantamento de
hipóteses).
·
O que o título sugere?
·
Por que você acha que o
personagem recebia apelidos diferentes?
·
Para entendimento global do texto
é necessário ter conhecimentos de palavras de outras áreas do conhecimento?
·
Qual a possível idade dos
personagens?
·
“Até que foi legal”. Aparece no
primeiro parágrafo. O sentimento se mantém até o final do texto? Explique.
·
O que ela quis dizer com “coisas
de mulher”.
·
Por que ela resolveu aceitar o
convite?
·
O que há de incomum na abordagem
que o garoto faz para conquistá-la?
·
Transcreva do texto a passagem em
que as emoções da personagem é descrita.
·
Que palavra do último parágrafo
revela que a emoção do primeiro beijo acabou?
ESTRUTURA TEXTUAL (Estudo da Língua e da Linguagem)
·
Quais elementos da narrativa
estão presentes?
·
Quais palavras são
utilizadas para retomar o personagem ” Cultura Inútil”, assim evitar a
repetição de termos?
·
Qual a importância do uso do
PRETÉRITO IMPERFEITO nas descrições do fato?
·
Há uma personificação no último
parágrafo. ( Personificação – atribuir características humanas a seres
inanimados).Transcreva-a.
·
Como é a passagem do tempo no
último parágrafo. Explique.
·
Em grupos, transpor o texto para
uma linguagem não verbal, utilizando recortes e colagem. ( Montagem de um mural
).
·
Que música sugeriria para o
momento do primeiro beijo?
Nenhum comentário:
Postar um comentário